quinta-feira, 27 de maio de 2010

Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia


Veja On-Line, 26.05.2010,

Foram divulgadas nesta quarta-feira as primeiras imagens do menino indonésio Aldi Suganda Rizal, de apenas 2 anos. O garoto é viciado em cigarros desde os 18 meses, quando recebeu o primeiro maço de seu pai, Mohammed.
Hoje, Aldi fuma 40 cigarros por dia. Segundo sua mãe, Diana, o menino é tão viciado que, quando é proibido de fumar, grita e bate com a cabeça contra a parede, além de queixar-se de tonturas e enjoos.
"Ele trata os cigarros como outra refeição", disse Diana. "Eu tento distraí-lo com brinquedos e jogos, mas nada funciona."
Para o pai, Aldi parece muito saudável. Ele não vê problemas no vício do menino, pelo contrário, orgulha-se. "Ele fuma como um adulto. Já aprendeu a soprar anéis de fumaça e sopra fumaça pelo nariz", diz Mohammed.

Nota: Claro que uma notícia deste tipo assombra qualquer pessoa em sã consciência. Porém, o que me preocupa é a maneira divergente com que pai e mãe parecem lidar com esta situação. E isso não ocorre somente quando um menino como esse da Indonésia. Acontece, também, na sala de jantar de famílias de classe média alta de grandes cidades do Brasil ou de qualquer outro país. Lamentavelmente o pai dá a impressão de que aprova a atitude do filho, ainda que seja possível que ele saiba que este tipo de hábito vai diminuir a qualidade de vida do filho. A Bíblia me ensina que meu corpo é templo do Espírito Santo, portanto um templo como esse não pode ser destruído por lazer ou ignorância. E um pai e uma mãe têm ambos responsabilidade sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário