quinta-feira, 27 de maio de 2010

Líder de igreja negocia compra de jato de 48 milhões de dólares

Nota na coluna de Lauro Jardim (Radar), da revista Veja - Semana de 23.05.2010

Valdemiro Santiago, chefe da Igreja Mundial do Poder de Deus, está negociando a compra de um jato bimotor Global Express, de 48 milhões de dólares - igualzinho ao que o seu atual concorrente e antigo chefe Edir Macedo possui. Santiago já é dono de um jatinho e um helicóptero, comprados há menos de um ano.

Nota: Não é pecado ter condições financeiras de comprar um jato. O que me preocupa e incomoda são duas mensagens que acabam sendo passadas com este tipo de notícia: (1) igrejas cristãs tem donos que fazem o que bem entendem com os recursos arrecadados em cultos e (2) ser líder evangélico é sinônimo de usar dinheiro de fiéis para se tornar milionário e ostentar bens materiais. Nenhuma destas premissas se aplica a todas as igrejas cristãs e não são fundamentadas na Bíblia. Repito: ter condições financeira de comprar um imóvel ou um bem material de alto custo não é pecado em si, mas certamente a Bíblia fala em simplicidade de vida e na necessidade de se colocar a Deus em primeiro lugar antes de todas as coisas. Fica para a nossa reflexão.

Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia


Veja On-Line, 26.05.2010,

Foram divulgadas nesta quarta-feira as primeiras imagens do menino indonésio Aldi Suganda Rizal, de apenas 2 anos. O garoto é viciado em cigarros desde os 18 meses, quando recebeu o primeiro maço de seu pai, Mohammed.
Hoje, Aldi fuma 40 cigarros por dia. Segundo sua mãe, Diana, o menino é tão viciado que, quando é proibido de fumar, grita e bate com a cabeça contra a parede, além de queixar-se de tonturas e enjoos.
"Ele trata os cigarros como outra refeição", disse Diana. "Eu tento distraí-lo com brinquedos e jogos, mas nada funciona."
Para o pai, Aldi parece muito saudável. Ele não vê problemas no vício do menino, pelo contrário, orgulha-se. "Ele fuma como um adulto. Já aprendeu a soprar anéis de fumaça e sopra fumaça pelo nariz", diz Mohammed.

Nota: Claro que uma notícia deste tipo assombra qualquer pessoa em sã consciência. Porém, o que me preocupa é a maneira divergente com que pai e mãe parecem lidar com esta situação. E isso não ocorre somente quando um menino como esse da Indonésia. Acontece, também, na sala de jantar de famílias de classe média alta de grandes cidades do Brasil ou de qualquer outro país. Lamentavelmente o pai dá a impressão de que aprova a atitude do filho, ainda que seja possível que ele saiba que este tipo de hábito vai diminuir a qualidade de vida do filho. A Bíblia me ensina que meu corpo é templo do Espírito Santo, portanto um templo como esse não pode ser destruído por lazer ou ignorância. E um pai e uma mãe têm ambos responsabilidade sobre isso.

sábado, 22 de maio de 2010

Desclassificado por se recusar a jogar no sábado

Stefan Mangroo, de 17 anos, foi desclassificado do torneio seccional da Divisão II, no sábado passado, por se recusar a atuar no dia em que sua religião, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, destina ao descanso. “É o dia do Senhor. A gente tem de seguir aquilo em que acredita”, justificou Mangroo, que frequenta o templo de Centerville. Mangroo e seu parceiro veterano Cody Buffenbarger deveriam jogar duplas pela Franklin High School, pelas semifinais. Quando não apareceram na quadra, foram desclassificados. De acordo com uma dirigente, se a dupla tivesse alegado uma falsa contusão para desistir da partida, teria perdido o jogo, mas avançado à fase seguinte.

(Tênis Brasil)

Nota: Conforme lembra o leitor Fellipe Petermann, a última frase do hino nacional norte-americano diz: “Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes!” Que liberdade é essa que pune aqueles que querem viver de acordo com os ditames de sua consciência religiosa? Que valentia seria essa de inventar uma mentira para prosseguir no campeonato e fugir do testemunho e da responsabilidade para com Deus? Parabéns, Stefan![MB]

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Maior evento da história adventista no RS reúne 45 mil pessoas na capital

Multidão assiste programa  adventista em Porto Alegre.Porto Alegre, RS… [ASN] O Anfiteatro Pôr do Sol, às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, foi palco do maior evento da história da Igreja Adventista no Rio Grande do Sul. A Brigada Militar estimou o público em 45 mil pessoas. Na opinião dos responsáveis pelo Anfiteatro, foi o evento realizado no local que conseguiu manter o maior número de pessoas até o final do programa.

O sábado, 15 de maio, foi de sol em Porto Alegre, depois de uma semana de chuva intensa e contínua na região. A multidão acompanhou as apresentações do quarteto Arautos do Rei e do conferencista internacional Alejandro Bullón. "É um privilégio para mim participar de um projeto como este, que mostra a Igreja Adventista para a comunidade", afirma Bullón.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, uma das autoridades políticas presentes, elogiou a preocupação da Igreja Adventista com os projetos sociais e com a espiritualidade das pessoas. "A Igreja Adventista continua com seu trabalho de solidariedade. Uma solidariedade muito concreta na vida das pessoas. Essas campanhas, como a do fim da violência contra a mulher, é um exemplo claro disso. Ao mesmo tempo a Igreja Adventista se preocupa com a espiritualidade, o que é fundamental porque nada adiantaria construirmos uma sociedade com bens materiais, onde as pessoas pudessem ter melhor relação entre si, se a palavra de Deus não estivesse presente no seu seio a cada momento", enfatiza Fortunati.

Outras autoridades civis e eclesiásticas também marcaram presença. Entre elas, o presidente da Igreja Adventista na região Sul do Brasil, pastor Marlinton Lopes, e o diretor-financeiro da sede da Igreja na mesma região, Davi Contri.

O Impacto Esperança também provocou na capital gaúcha um impacto social. Durante todo o dia, a Igreja Adventista realizou projetos solidários em diferentes áreas. O grupo Galera da Medula cadastrou 900 doadores em potencial de medula óssea. Outra iniciativa foi a campanha End It Now (na tradução para o português Acabe Com Isso Agora). A coleta reuniu 1.100 assinaturas de pessoas que apóiam o fim da violência contra a mulher, montante que será agregado às de outros 200 países e encaminhado para a ONU.

A educação adventista também imprimiu a sua preocupação social mediante uma campanha de distribuição de 25 mil kits com sementes de crotalária, planta que auxilia no processo de controle natural do mosquito transmissor da dengue.

Ademais, uma arrecadação de alimentos da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) alcançou 1,5 tonelada de alimentos, que foram repassados para duas entidades sociais gaúchas que sobrevivem de doações: o Asilo Padre Cacique e o Lar Santo Antônio dos Excepcionais.

Da mesma forma, outros departamentos da Igreja Adventista, também estiveram abertos para visitação, a exemplo do setor de Publicações (com o projeto Sonhando Alto), Ministério da Criança e do Ministério Pessoal, que ofereceu cursos bíblicos gratuitos.

Quem passou pelo local também teve acesso a outros serviços gratuitos, como testes de glicemia, verificação de pressão, além de orientações sobre alimentação saudável. [Equipe ASN – Márcio Tonetti]

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pregador chama homossexualismo de pecado e é preso


Um pregador britânico foi preso depois de ter dito durante sermão na rua que homossexualismo é um pecado. Dale McAlpine foi acusado de causar "alarme, intimidação e angústia" depois que um policial comunitário ouviu o pastor batista mencionar vários "pecados" citados na Bíblia, inclusive blasfêmia, embriaguez e relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com o jornal britânico The Daily Telegraph. Dale McAlpine, de 42 anos, prega nas ruas de Wokington, na região de Cumbria, no noroeste da Inglaterra há anos, e disse que não mencionou homossexualismo quando fazia o sermão do alto de uma pequena escada, mas admitiu ter dito a uma pessoa que passava que acreditava que a prática era contrária aos ensinamentos de Deus.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o policial Sam Adams identificou-se como o agente de ligação entre a polícia e a comunidade gay e transsexual e avisou o pregador, que distribuía folhetos e conversava com as pessoas nas ruas, que ele estava violando a lei. Mas ele continuou pregando e foi levado para a prisão, onde permaneceu por sete horas.

O pregador disse que o incidente foi "humilhante", segundo o Daily Telegraph. "Eu me sinto profundamente chocado e humilhado por ter sido preso em minha própria cidade e tratado como um criminoso comum na frente de pessoas que eu conheço."

"Minha liberdade foi tolhida por rumores vindos de alguém que não gostou do que eu disse, e fui acusado usando-se uma lei que não se aplica", afirmou Dale.

O processo contra McAlpine por supostas declarações públicas contra gays ocorre semanas depois que um juiz britânico disse que não há proteção especial na lei para crenças cristãs.

O juiz decidiu favoravelmente a uma organização que demitiu um terapeuta de casais por se recusar a atender casais gays alegando que isso seria contra seus princípios cristãos.

(O Globo)

Nota: Tempos difíceis estes em que se considera "pecado" falar contra o pecado. Note o que escreveu o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:9-10: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." Se Paulo pregasse isso na Inglaterra, ele seria preso?[MB]