sexta-feira, 23 de abril de 2010

Série espiritismo


O Brasil é o país com o maior número de espíritas no mundo. Estatísticas feitas pelo IBGE em 2005 revelaram que 40 milhões de brasileiros acreditam na doutrina espírita.

A escritora e profetisa Ellen White escreveu há mais de 100 anos: “O espiritismo está prestes a cativar o mundo. Muitos há que julgam ser o espiritismo mantido por truques e imposturas, mas isto está longe da verdade. Um poder sobre-humano está operando de várias maneiras, e poucos têm a idéia do que será a manifestação do espiritismo no futuro”. (Evangelismo, p.p. 602, 603).

Perceba que, de acordo com Ellen White, não é por acaso que o espiritismo é muito divulgado na mídia, especialmente nas novelas de uma grande emissora de TV de nosso País!

O que vamos estudar com você nessa série de oito programas na rádio Novo Tempo é esse fenômeno chamado espiritismo, que faz parte da vida de muitas pessoas sinceras e caridosas. Com certeza, não esgotaremos o assunto, mas abordaremos o que cremos ser o principal: os cinco pilares do espiritismo e algumas afirmações de Allan Kardec – pai do moderno espiritismo – para sabermos se a doutrina espírita realmente está em harmonia com o ensino bíblico sobre o que acontece com o ser humano depois da morte.
Com base na Bíblia responderemos a algumas perguntas nessa série:

1) Como Deus considera o espiritismo?
2) Para onde vai a alma ou espírito depois da morte?
3) A doutrina da reencarnação é uma verdade ou uma mentira?
4) Os escritos de Allan Kardec estão em harmonia com a Bíblia?
5) O espiritismo oferece as verdadeiras respostas às dúvidas que o ser humano tem sobre a vida e o mundo?
6) É possível ser salvo sendo um espírita?
7) Para Deus é correto ser cristão e espírita ao mesmo tempo?

O que é alma

[Em estudo posterior abordaremos de maneira mais detalhada o conceito de “alma” na Bíblia]

Para respondermos à pergunta: “o que acontece com a alma depois da morte?”, precisamos saber como Deus fez a vida. Gênesis 2:7 responde:

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Convém destacarmos alguns pontos do verso acima:

1) Perceba que Deus criou um boneco de barro com todos os órgãos, tecidos, músculos… E, para que aquela obra de arte do Criador ficasse completa, precisava de vida. Por isso, Deus soprou no ser humano o fôlego de vida; não soprou uma alma;

2) O ser humano, portanto, não tem uma alma; ele é uma alma (ler Deuteronômio 10:22). A Bíblia apresenta uma visão holística do ser humano, ou seja: a alma (pessoa viva) só existe se estiver interligado o corpo, o fôlego de vida (que é o “espírito”, no original bíblico. O termo hebraico e grande parte dos versos é ruach. No grego, pneuma), a mente, as emoções. Separando-se tais elementos da natureza humana (que é psicossomática segundo a própria ciência), a vida acaba.

E, de acordo com Jesus (o “Autor da Vida” – Atos 3:15), será apenas na ressurreição que tais elementos do SER serão reunidos para a alma (pessoa) voltar a existir: “e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.” Lucas 14:14.

Não perca essa série de programas preparada especialmente para você. Nosso objetivo não é ferir sua consciência moral e religiosa – coisas muito preciosas para Deus. Queremos sim mostrar a Verdade da Bíblia sobre o espiritismo porque temos o compromisso de ensinar o que Jesus quer e de auxiliar pessoas sinceras de todas as religiões e filosofias a conhecerem melhor a Bíblia. Será uma honra contar com sua companhia aqui na rádio Novo Tempo, no programa “O Assunto é”.

Participe!

Poderá também solicitar seu estudo por e-mail: escolabiblica@novotempo.org.br ou imprimi-lo no blog www.namiradaverdade.com.br No site da rádio há opção de fazer o download do estudo gratuitamente e repartir os áudios com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer seu comentário, mantenha contato conosco também pelo telefone (12) 2127-3121. Seu retorno é muito importante para nossa equipe.

Os outros artigos desta série estão em : www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?tag=espiritismo

Leandro Quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário